Guia de Estudos - 3º Ano


Atenção, atenção!

ALUNOS DO 3º ANO, ESSA É PARA VOCÊS!

Preparei um “Guia de estudos” focado nos conteúdos mais cobrados no ENEM.  A lista de conteúdos que indiquei servirá também para a Escola no desenvolvimento de uma ação que, tão logo haja mais notícias, divulgo aqui para vocês. Como não podia deixar de ser, o material não vai sozinho, escrevi um texto que reflete um pouco essa situação. Leiam abaixo.






Uma medida paliativa
Maio de 2020


No contexto de completa anormalidade em que estamos, por conta da Pandemia, este “guia” visa, ainda que de maneira limitada, diminuir um pouco as dificuldades das atividades de estudo que vocês, nossos estudantes, estão passando. Para elaborá-lo considerei os levantamentos feitos pelos portais Geekie Games e BeduKa, que pesquisaram os conteúdos mais recorrentes nas provas do ENEM dos últimos anos.
Um problema deste material é que ele estará sendo disponibilizado e exige para o manuseio as ferramentas digitais, as quais nem todos têm acesso. A Escola está providenciando uma alternativa ao problema e tão logo esteja disponível, será noticiado.
Gostaria de salientar que essa saída temporária que estamos tomando, enquanto professores, escola e vocês mesmos como estudantes, reforça em nós a certeza de que a Escola, enquanto ambiente de vivências, práticas e de difusão do conhecimento é importante. O quanto o trabalho do(a) professor(a), no contato com os estudantes é indispensável. Contudo, no contexto da Pandemia, estamos limitados a esse tipo de contato, mediado por texto, posts e outros. É necessário passarmos por essa fase, porque entendemos que a vida, tanto a nossa como a de todos, precisa ser preservada.
Não entendo que os conteúdos por si só, ainda que tenham sido aqui organizados e pensados para colaborar com vocês, sejam suficientes para concretizar a Educação a que têm direito. Contudo, observando o cenário, ainda mais as posturas de insensibilidade e rigidez do Ministério da Educação, difundidas tanto em peças como da propaganda do Enem quanto em falas do próprio Ministro, nos impele à uma prática de um “pelo menos”. Pelo menos isso, por enquanto. Assim, fica aqui registrada algumas linhas da leitura que faço dessas questões.
No mais, desejo a vocês muita saúde! Fiquem em casa tanto quanto possível, essa é grande medida de contenção dos danos dessa crise. Sendo indispensável sair, não deixe de usar máscara, lavar as mãos, higienizar objetos e tomar outras medidas recomendadas (saiba mais aqui e aqui).
Lembrando que não é saudável, ainda mais nesse momento, uma postura de cobrança exagerada sobre si mesmo. Faça o que for possível. Assim, desejo que vocês, na medida de cada um, tenham BONS ESTUDOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofia no tempo de isolamento - Orientações para os estudantes

APELO - Universo paralelo: o que acontece nos hospitais quando os abraços, as aglomerações e a indiferença se propagam nas ruas